Por Marlucio Bortoloto
Desmatamento é a prática de retirada da cobertura vegetal, geralmente nativa, de uma determinada área, terreno ou solo. No Brasil, o grande campeão mundial de desmatamento, devasta-se em torno de 20.000 km2 por ano de mata nativa. Mais de 50% desse desmatamento ocorre por meio de queimadas, na maioria das vezes para se transformar essas áreas em pastagens ou em grandes monoculturas.
Agora a notícia fantástica do governo: Taxa de desmatamento da Amazônia é a menor desde 1988 (http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/12/101201_desmatamento_pai.shtml).
Segundo a reportagem, que apenas reproduz o que diz o governo, foi devastada, entre agosto de 2009 e julho de 2010, uma área de apenas 6.451 quilômetros quadrados; pouco mais que a área do Distrito Federal. A menor taxas dos últimos 22 anos.
Seria fantástico se não fosse tragicamente hipócrita essa constatação. Não adianta reduzir a taxa de desmatamento se as árvores continuam sendo derrubadas a uma taxa diária de 18 mil metros quadrados (12 campos de futebol) de matas nativas; isso só na Amazônia.
Para que eu possa comemorar tal façanha, primeiro vou ter que me fantasiar de palhaço. Se bem que não adiantaria muito, pois nessa piada nem o Bozo acharia muita graça!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que achou do Blog? Comente e deixe sua sugestão.
Um abraço a todos!